domingo, 26 de junho de 2016

Restauração Yamaha Virago XV 250 - Um Pouco Sobre Ferramentas



Muitos têm me perguntado o que, em uma restauração, seria o mais difícil e eu sempre respondo o mesmo: Ferramentas!!!!

Ter as ferramentas certas para cada tipo de atividade é essencial em qualquer trabalho manual, principalmente na mecânica.  Existem algumas porcas, arruelas, engrenagens e tantas outras peças que só saem com a ferramenta correta. Não adianta jeitinho, força, macete ou porrada, somente a ferramenta correta vai solucionar o problema. 

Nesse contexto resolvi fazer um post elencando as ferramentas que, na minha opinião, são as mais importantes em uma oficina amadora. Vamos a elas:

Chaves de boca

Pode parecer óbvio mas ter um bom conjunto de chaves de boca é muito importante.  Vou iniciar com a chave de boca pois essas são as primeiras ferramentas que compramos quando gostamos de desmontar coisas e é a primeira ferramenta que jogamos fora, muito revoltados quando descobrimos que elas não prestam.  Os kit's de chaves de boca geralmente são feitos de uma liga metálica muito fraca e muito comumente se entortam ou quebram sem que a peça que queremos tirar sequer fique arranhada.  Opte pela compra de chaves avulsas compostas de aço ou feitas de ligas metálicas resistentes, são bem mais caras mas valem o investimento.  A mesma ideia deve ser seguida para os jogos de chaves de caixa, fuja dos kit's montados vagabundos e compre as melhores marcas.

Jogo básico de chaves de boca.

Fixador e Sacador de Magneto

Simplesmente essencial!!!! Ouso dizer que em alguns casos é impossível sacar e/ou soltar a porca do magneto sem essas ferramentas.  Não adianta bater, socar ou dar porrada na peça, ela simplesmente não vai soltar, vai quebrar ou você vai se machucar.  O fixador de magneto é quase que uma ferramenta padrão, você compra um e ele vai servir para fixar qualquer magneto, ou pelo menos a maioria deles.  Já o saca magneto não segue a mesma linha. Alguns são curtos e outros longos, alguns possuem rosca interna outros rosca externa, alguns possuem uma "garra" para sacar o magneto outros apenas um parafuso interno para empurrá-lo.

Ou seja, depende de qual moto você vai mexer.  Se for mexer em vários modelos de vários fabricantes terá de ter um conjunto de saca magnetos.  Já vi saca magnetos sendo vendidos como universal, mas sinceramente não sei se funciona pois nunca testei nenhum deles.
Fixador de magneto.

Saca magneto do tipo "garra".

Fixador de Embreagem

Outra da categoria essencial.  Na restauração da Yamaha Virago 250 quebramos duas vezes o pino da placa de pressão da embreagem simplesmente porque não tinha disponível essa ferramenta.  Tentamos um sistema de trava caseiro e o resultado foi devastador: Funcionou pois soltamos a embreagem mas a mesma quebrou.  Resultado: R$ 120,00 gastos com o torneiro mecânico para recuperar a peça e quando fomos montar tudo de novo quebramos outro pino.  O fixador de embreagem é uma ferramenta simples, basicamente um disco de embreagem com cabo e feito de aço ou uma liga metálica bem resistente para travar a peça na hora do aperto ou desmontagem.

Fixador de embreagem

Assim como o saca magneto o fixador de embreagem não é uma ferramenta padrão, cada moto tem um tamanho de embreagem e com isso necessita de um fixador específico.  Se for mexer em várias motos terá de ter uma coleção de fixadores.

Alicate para Anel

Várias peças em uma moto, principalmente no motor são travadas e/ou fixadas com anéis metálicos de pressão, esses anéis são abertos os fechados com alicates específicos e sem eles é impossível soltar ou prender tal anel. Alguns são literalmente retirados apenas pelo sentido do tato já que ficam em uma posição que quase não conseguimos ver a peça. Também será necessário ter uma pequena coleção de alicates pois eles variam de tamanho e funcionamento.  

Alguns fecham o anel quando apertamos o alicate, outros têm o funcionamento invertido e abrem o anel quando apertamos o alicate;

Alguns são retos, outros dobrados;

Alguns são para anéis grandes outros para anéis mais delicados;

Ou seja, você também vai precisar ter alguns desses alicates em sua oficina se quiser fazer o trabalho de uma forma mais fácil.

Alicate de anel.

Armário ou caixa para ferramentas

Na minha opinião NADA pior do que uma oficina sem organização!!!!  É extremamente irritante precisar de uma ferramenta e não conseguir encontrá-la na hora.  Por isso oriento a manter o local de trabalho sempre organizado, com cada tipo de ferramenta guardada em uma caixa específica ou manter todas elas organizadas em um armário próprio para guarda dessas peças.

É claro que existem uma infinidade de ferramentas que são essenciais em uma oficina e poderia listar aqui outras tantas muito importantes.  Já percebeu por exemplo como uma chave allen é essencial? E uma chave de fenda philips? 

Mas essas são na minha opinião as mais caras e as mais essenciais.  Caso eu tenha esquecido de alguma é só mandar um e-mail para conversademoto@gmail.com ou comentar aqui no blog mesmo.  Um grade abraço e até o próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário