domingo, 29 de maio de 2016

Restauração Yamaha Virago XV 250 - Semana 4

Fala galera!!!!

Dando seguimento a restauração da Yamaha Virago 250 chegamos, na minha opinião, na pior parte do trabalho: A montagem e reparo das peças pequenas!

Até agora todas as peças restauradas foram peças grandes (quadro, canelas, roda dianteira, motor) que são mais fáceis de manusear e restaurar.  Com a instalação do motor iniciamos a manutenção em toda a parte de combustível como tanque, carburador, bomba de gasolina e torneira de combustível. O tanque foi lixado e pintado com tinta spray visando diminuir os custos com pintura profissional. 

Antes da pintura o tanque passou por uma limpeza para retirada do ferrugem.  Devido ao longo tempo de inatividade (8 anos) a peça ficou muito enferrujada na parte de baixo e dentro do tanque. Usamos a mesma mistura de vinagre, álcool e bicarbonato de sódio e deixamos o tanque imerso nesta solução por 7 dias.

Tanque sendo "mascarado" para pintura.

Como já era esperado a solução retirou todo o ferrugem e iniciamos uma lavagem da parte interna com gasolina para eliminar a sujeira.  Uma boa dica caseira para limpeza interna de qualquer tanque e colocar um pedaço de corrente tendo cuidado de deixar um pedaço do lado de fora do tanque para facilitar a sua retirada ou algumas esferas metálicas para depois serem retiradas com a ajuda de um imã.  É só ficar revirando a gasolina de um lado ao outro do tanque e deixar que o atrito da corrente ou das esferas façam seu trabalho de limpeza

Pontos de ferrugem mesmo após trabalho de lixa.

Primeira demão de tinta.
Tanque após a terceira demão de tinta spray.


A bomba de gasolina foi desmontada, pintada e o kit de reparo substituído assim como a torneira de combustível. O carburador também vai precisar de uma geral mas parece que não vai necessitar de nenhuma substituição de peças já que as principais parecem estar em bom estado como a agulha, sede da boia, estilete e o parafuso de regulagem do ar.


Torneira de combustível sendo restaurada.

Gostaria de avisar a alguns colegas que todas as dicas aqui relatadas são sim procedimentos amadores que se mostraram eficientes e/ou eficazes.  É claro que seria muito mais fácil entregar a moto a um mecânico profissional mas esse não é o meu objetivo e muito menos o objetivo deste blog.  Meu objetivo aqui, além de hobby e diversão, é comprovar que com pouco conhecimento e muita força de vontade podemos restaurar qualquer moto.  Meu respeito àqueles que preferem deixar a sua moto aos cuidados de profissionais e meu respeito também àqueles que, como eu, preferem fazer o trabalho.

Na próxima semana iniciaremos a montagem das peças acima na moto e a restauração da parte traseira.

Um grande abraço a todos!!!! 


domingo, 22 de maio de 2016

Restauração Yamaha Virago XV 250 - Semana 3

Fala galera apaixonada por motos!!!!!

Como ficamos duas semanas inteiras na substituição das peças danificadas do motor iniciamos a terceira semana da restauração da Virago.  O motor foi totalmente desmontado para troca dos eixos primário e secundário além de pintado com tinta apropriada para alta temperatura e já que alguns amigos reclamaram através do e-mail (conversademoto@gmail.com) que eu estou adicionando poucas fotos, fiquem com as imagens. 

Motor ainda na moto. Sem tratamento.
 
Motor já na bancada.

Motor lavado e pronto para ser desmontado.


Motor pronto, com as peças trocadas e com uma demão de tinta.

Motor já pintado.

Eixos danificados.
Especificação técnica da montagem dos eixos.

Eixos primário e secundário novos já montados.

Eixos instalados no bloco do motor.

Eixo e trambulador da embreagem montado. Eixo danificado ao lado.

Com o motor pronto as peças enferrujadas foram tratadas com imersão total em solução de vinagre, álcool e bicarbonato de sódio por 7 dias.  Resultados chegam a ser espantosos, solução removeu todo o ferrugem e o tratamento foi finalizado com lixa d'água 1.200.  O restante das peças foram limpas, polidas, pitadas ou substituídas sempre procurando produtos originais Yamaha ou Dafra.  Para aqueles que desconhecem a Dafra Kansas 250 compartilha exatamente a mesma plataforma da Yamaha Virago 250, ou seja, ambas as motos usam as mesmas peças com raras diferenças.

Tanque, paralamas e laterais serão pintados.  Inicialmente pensamos em encaminhar tais peças à pintura profissional, mas como o objetivo do projeto é uma restauração com custos acessíveis optamos por pintar com tinta spray.  A roda dianteira foi desmontada e imersa na mesma solução de vinagre só que não poderão ser mais cromadas haja vista o estrago do ferrugem, a solução será a pintura em preto fosco da folha e dos raios. Os cubos estão em bom estado  e apenas uma boa limpeza vai solucionar o problema.  



Motor limpo e pintado instalado no quadro.

Motor, quadro, paralamas e garfos recondicionados.

Motor, mesas superior e inferior e garfos em contraste com o preto.

Brilho de outrora sendo resgatado.

Eixo de força motriz pronto para receber o pinhão. 

Pedaleiras e alavanca de marcha instaladas.

Também iniciamos a montagem da parte dianteira da moto. Todas as peças foram limpas e pintadas, garfos totalmente recondicionados inclusive com troca do fluído (Motum 240 ml em cada garfo), cilindro mestre pintado e fluído de freio (Dot 4) substituído, mesa também pintada e guidom cromado.  Nesta montagem encontramos a primeira dificuldade, devido ao longo tempo de inatividade (8 anos) o fluido de freio transformou-se em uma graxa espessa causando o entupimento do flexível de freio, do pistão do cilindro mestre e na corrosão das borrachas da pinça de freio.  O resultado é que essas peças vão necessitar de um bom tempo para restauração e apenas depois serão montadas na moto.

Dianteira totalmente restaurada.

Na próxima semana iniciamos a restauração da parte traseira da mota e do tanque de combustível.

Um abraço para todos!!!!!

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Restauração Yamaha Virago XV 250 - Semana 1



Chegou a hora do motor!!!

Enquanto as peças aguardam tratamento de ferrugem e pintura o motor será limpo e os eixos primário, secundário e todas as engrenagens do câmbio substituídas. Conjunto inteiro foi comprado por R$ 330,00 e montado seguindo as especificações do fabricante.  Juntas e retentores também serão trocados,  até agora só surpresas positivas! Correntes de comando, cilindros, camisas e pistões lindos e em prefeito estado de conservação, embreagem nova parecendo que foi trocada recentemente. Apenas os parafusos do motor estão todos com a cabeça espanada e deverão ser trocados.  

Motor sendo desmontado.  Perceba o desgaste do eixo primário.

Encontramos um grande dificultador na desmontagem da embreagem e do magneto já que não possuímos as ferramentas necessárias para retirada dessas peças, tentamos improvisar e o resultado foi que destruímos a placa de pressão da embreagem e a mesma terá de ser recondicionada por um torneiro mecânico.  Mesmo após 8 anos de inatividade o motor foi mantido imerso em óleo e suas peças internas permanecem em ótimo estado, inclusive a bomba de óleo e suas engrenagens plásticas.  Abrimos o bloco do motor, substituímos os eixos por novos e aproveitamos para fazer uma boa lavagem.

Foram três semanas de trabalho apenas no motor mas, aparentemente, todos os problemas que encontramos foram superados e as peças danificadas trocadas. 
Cilindros retirados. Virabrequim e camisas em ótimo estado.

Estado do motor após retirada das tampas laterais e cilindros.
O mesmo foi fechado, recebeu óleo e ficará na bancada por mais uma semana para verificar possíveis vazamentos, estando tudo correto será pintado com tinta apropriada para alta temperatura e montado na moto. Como não sabemos se haverá vazamentos optamos por colocar óleo mineral de baixo custo mantendo a densidade especificada pelo fabricante, estando tudo correto será trocado por um sintético de alta performance.

Embreagem desmontada. Bomba de óleo em perfeito estado.

Infelizmente não possuímos estrutura para ligar o motor na bancada e testaremos apenas depois de instalado na moto.

Esperamos que tudo esteja correto e ele pegue de primeira!!!!

Até o próximo post e abraços a todos.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Apresentando o Projeto

Fala pessoal!!!!!

Sou um amante de motos e ha algum tempo venho procurando um projeto de restauração para fazer junto com meu irmão nos fins de semana.  Sei que o mercado de restauração no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, é muito complicado já que a maioria das pessoas preferem deixar o bem ser destruído pelo tempo do que vender por um preço justo para alguém que vai restabelecer todo o brilho de outrora, mesmo assim decidimos que valia a pena a busca e iniciamos a procura.

A cobaia foi encontrada, uma Yamaha Virago XV 250 ano 1997 parada a 8 anos com problemas no motor.  O antigo dono tinha capricho e amor a moto, não deixou dívidas e a protegeu da melhor forma possível tanto que após uma boa lavagem a moto já era outra, mesmo assim, a ação do tempo foi devastadora em algumas peças. Após avaliar os estragos superficiais iniciar a desmontagem e observamos:


Moto após uma boa lavagem.
* Alguns pontos de ferrugem no quadro, principalmente ao redor da numeração do chassi;
Pontos de ferrugem do chassi.

Pontos de ferrugem do chassi.


* Eixo de força motriz (alguns chamam de eixo primário e outros de eixo do pinhão) totalmente destruído.  Estrago provavelmente causado em virtude do uso de relação não original, a folga do pinhão no eixo deve ter sido a causa do problema;


Eixo de força motriz totalmente desgastado.
* Rodas (folha e raios) totalmente desgastadas pela ação do ferrugem, em especial as rodas traseiras;


Estrago da ferrugem na roda dianteira.
* Curva do escape "falso" também muito desgastada pelo ferrugem;

* Escapamento furado;

* Flexível de freio dianteiro e cilindro mestre entupidos; 

Resolvemos iniciar o trabalho pelo motor, a troca do eixo de força motriz vai requerer a abertura do bloco para substituição, já que o eixo primário será trocado, não faz sentido não trocar também o eixo secundário. Existe um paliativo para esse problema que é soldar o pinhão no eixo, mas a peça danificada teria que ser trocada quando fosse feita a substituição da relação.

Iniciamos desmontagem quase que total para reparação e substituição das peças. 


Motor na bancada.


Aguardem novos post`s sobre o projeto!!!

Um grande abraço.