domingo, 29 de maio de 2016

Restauração Yamaha Virago XV 250 - Semana 4

Fala galera!!!!

Dando seguimento a restauração da Yamaha Virago 250 chegamos, na minha opinião, na pior parte do trabalho: A montagem e reparo das peças pequenas!

Até agora todas as peças restauradas foram peças grandes (quadro, canelas, roda dianteira, motor) que são mais fáceis de manusear e restaurar.  Com a instalação do motor iniciamos a manutenção em toda a parte de combustível como tanque, carburador, bomba de gasolina e torneira de combustível. O tanque foi lixado e pintado com tinta spray visando diminuir os custos com pintura profissional. 

Antes da pintura o tanque passou por uma limpeza para retirada do ferrugem.  Devido ao longo tempo de inatividade (8 anos) a peça ficou muito enferrujada na parte de baixo e dentro do tanque. Usamos a mesma mistura de vinagre, álcool e bicarbonato de sódio e deixamos o tanque imerso nesta solução por 7 dias.

Tanque sendo "mascarado" para pintura.

Como já era esperado a solução retirou todo o ferrugem e iniciamos uma lavagem da parte interna com gasolina para eliminar a sujeira.  Uma boa dica caseira para limpeza interna de qualquer tanque e colocar um pedaço de corrente tendo cuidado de deixar um pedaço do lado de fora do tanque para facilitar a sua retirada ou algumas esferas metálicas para depois serem retiradas com a ajuda de um imã.  É só ficar revirando a gasolina de um lado ao outro do tanque e deixar que o atrito da corrente ou das esferas façam seu trabalho de limpeza

Pontos de ferrugem mesmo após trabalho de lixa.

Primeira demão de tinta.
Tanque após a terceira demão de tinta spray.


A bomba de gasolina foi desmontada, pintada e o kit de reparo substituído assim como a torneira de combustível. O carburador também vai precisar de uma geral mas parece que não vai necessitar de nenhuma substituição de peças já que as principais parecem estar em bom estado como a agulha, sede da boia, estilete e o parafuso de regulagem do ar.


Torneira de combustível sendo restaurada.

Gostaria de avisar a alguns colegas que todas as dicas aqui relatadas são sim procedimentos amadores que se mostraram eficientes e/ou eficazes.  É claro que seria muito mais fácil entregar a moto a um mecânico profissional mas esse não é o meu objetivo e muito menos o objetivo deste blog.  Meu objetivo aqui, além de hobby e diversão, é comprovar que com pouco conhecimento e muita força de vontade podemos restaurar qualquer moto.  Meu respeito àqueles que preferem deixar a sua moto aos cuidados de profissionais e meu respeito também àqueles que, como eu, preferem fazer o trabalho.

Na próxima semana iniciaremos a montagem das peças acima na moto e a restauração da parte traseira.

Um grande abraço a todos!!!! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário