Fala pessoal!!!!!
Sou um amante de motos e ha algum tempo venho procurando um projeto de restauração para fazer junto com meu irmão nos fins de semana. Sei que o mercado de restauração no Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, é muito complicado já que a maioria das pessoas preferem deixar o bem ser destruído pelo tempo do que vender por um preço justo para alguém que vai restabelecer todo o brilho de outrora, mesmo assim decidimos que valia a pena a busca e iniciamos a procura.
A cobaia foi encontrada, uma Yamaha Virago XV 250 ano 1997 parada a 8 anos com problemas no motor. O antigo dono tinha capricho e amor a moto, não deixou dívidas e a protegeu da melhor forma possível tanto que após uma boa lavagem a moto já era outra, mesmo assim, a ação do tempo foi devastadora em algumas peças. Após avaliar os estragos superficiais iniciar a desmontagem e observamos:
A cobaia foi encontrada, uma Yamaha Virago XV 250 ano 1997 parada a 8 anos com problemas no motor. O antigo dono tinha capricho e amor a moto, não deixou dívidas e a protegeu da melhor forma possível tanto que após uma boa lavagem a moto já era outra, mesmo assim, a ação do tempo foi devastadora em algumas peças. Após avaliar os estragos superficiais iniciar a desmontagem e observamos:
* Alguns pontos de ferrugem no quadro, principalmente ao redor da numeração do chassi;
Pontos de ferrugem do chassi. |
Pontos de ferrugem do chassi. |
* Eixo de força motriz (alguns chamam de eixo primário e outros de eixo do pinhão) totalmente destruído. Estrago provavelmente causado em virtude do uso de relação não original, a folga do pinhão no eixo deve ter sido a causa do problema;
* Rodas (folha e raios) totalmente desgastadas pela ação do ferrugem, em especial as rodas traseiras;
* Curva do escape "falso" também muito desgastada pelo ferrugem;
* Escapamento furado;
* Flexível de freio dianteiro e cilindro mestre entupidos;
Resolvemos iniciar o trabalho pelo motor, a troca do eixo de força motriz vai requerer a abertura do bloco para substituição, já que o eixo primário será trocado, não faz sentido não trocar também o eixo secundário. Existe um paliativo para esse problema que é soldar o pinhão no eixo, mas a peça danificada teria que ser trocada quando fosse feita a substituição da relação.
Aguardem novos post`s sobre o projeto!!!
Um grande abraço.
Olá!!!!
ResponderExcluirAdorei o seu post. Também sou apaixonada por motos, em especial as custom.
Aguardo o fim do projeto.
Obrigado Lica Prado. Fiquei feliz em saber que você gostou do blog. Pretendo atualizar com uma postagem aos domingos ou seguntas.
ExcluirAbraços.