Fala galera apaixonada por motos!!!!!
Como ficamos duas semanas inteiras na substituição das peças danificadas do motor iniciamos a terceira semana da restauração da Virago. O motor foi totalmente desmontado para troca dos eixos primário e secundário além de pintado com tinta apropriada para alta temperatura e já que alguns amigos reclamaram através do e-mail (conversademoto@gmail.com) que eu estou adicionando poucas fotos, fiquem com as imagens.
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Motor ainda na moto. Sem tratamento. |
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Motor já na bancada. |
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Motor lavado e pronto para ser desmontado. |
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Motor pronto, com as peças trocadas e com uma demão de tinta. |
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Motor já pintado.
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Eixos danificados. |
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Especificação técnica da montagem dos eixos. |
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Eixos primário e secundário novos já montados. |
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Eixos instalados no bloco do motor. |
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Eixo e trambulador da embreagem montado. Eixo danificado ao lado. |
Com o motor pronto as peças enferrujadas foram tratadas com imersão total em solução de vinagre, álcool e bicarbonato de sódio por 7 dias. Resultados chegam a ser espantosos, solução removeu todo o ferrugem e o tratamento foi finalizado com lixa d'água 1.200. O restante das peças foram limpas, polidas, pitadas ou substituídas sempre procurando produtos originais Yamaha ou Dafra. Para aqueles que desconhecem a Dafra Kansas 250 compartilha exatamente a mesma plataforma da Yamaha Virago 250, ou seja, ambas as motos usam as mesmas peças com raras diferenças.
Tanque, paralamas e laterais serão pintados. Inicialmente pensamos em encaminhar tais peças à pintura profissional, mas como o objetivo do projeto é uma restauração com custos acessíveis optamos por pintar com tinta spray. A roda dianteira foi desmontada e imersa na mesma solução de vinagre só que não poderão ser mais cromadas haja vista o estrago do ferrugem, a solução será a pintura em preto fosco da folha e dos raios. Os cubos estão em bom estado e apenas uma boa limpeza vai solucionar o problema.
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Motor limpo e pintado instalado no quadro. |
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Motor, quadro, paralamas e garfos recondicionados. |
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Motor, mesas superior e inferior e garfos em contraste com o preto. |
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Brilho de outrora sendo resgatado. |
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Eixo de força motriz pronto para receber o pinhão. |
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Pedaleiras e alavanca de marcha instaladas. |
Também iniciamos a montagem da parte dianteira da moto. Todas as peças foram limpas e pintadas, garfos totalmente recondicionados inclusive com troca do fluído (Motum 240 ml em cada garfo), cilindro mestre pintado e fluído de freio (Dot 4) substituído, mesa também pintada e guidom cromado. Nesta montagem encontramos a primeira dificuldade, devido ao longo tempo de inatividade (8 anos) o fluido de freio transformou-se em uma graxa espessa causando o entupimento do flexível de freio, do pistão do cilindro mestre e na corrosão das borrachas da pinça de freio. O resultado é que essas peças vão necessitar de um bom tempo para restauração e apenas depois serão montadas na moto.
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Dianteira totalmente restaurada. |
Na próxima semana iniciamos a restauração da parte traseira da mota e do tanque de combustível.
Um abraço para todos!!!!!
Olá, o eixo que fica o pinhao você adquiriu um novo?
ResponderExcluiroriginal ou outro modelo q coube