domingo, 22 de maio de 2016

Restauração Yamaha Virago XV 250 - Semana 3

Fala galera apaixonada por motos!!!!!

Como ficamos duas semanas inteiras na substituição das peças danificadas do motor iniciamos a terceira semana da restauração da Virago.  O motor foi totalmente desmontado para troca dos eixos primário e secundário além de pintado com tinta apropriada para alta temperatura e já que alguns amigos reclamaram através do e-mail (conversademoto@gmail.com) que eu estou adicionando poucas fotos, fiquem com as imagens. 

Motor ainda na moto. Sem tratamento.
 
Motor já na bancada.

Motor lavado e pronto para ser desmontado.


Motor pronto, com as peças trocadas e com uma demão de tinta.

Motor já pintado.

Eixos danificados.
Especificação técnica da montagem dos eixos.

Eixos primário e secundário novos já montados.

Eixos instalados no bloco do motor.

Eixo e trambulador da embreagem montado. Eixo danificado ao lado.

Com o motor pronto as peças enferrujadas foram tratadas com imersão total em solução de vinagre, álcool e bicarbonato de sódio por 7 dias.  Resultados chegam a ser espantosos, solução removeu todo o ferrugem e o tratamento foi finalizado com lixa d'água 1.200.  O restante das peças foram limpas, polidas, pitadas ou substituídas sempre procurando produtos originais Yamaha ou Dafra.  Para aqueles que desconhecem a Dafra Kansas 250 compartilha exatamente a mesma plataforma da Yamaha Virago 250, ou seja, ambas as motos usam as mesmas peças com raras diferenças.

Tanque, paralamas e laterais serão pintados.  Inicialmente pensamos em encaminhar tais peças à pintura profissional, mas como o objetivo do projeto é uma restauração com custos acessíveis optamos por pintar com tinta spray.  A roda dianteira foi desmontada e imersa na mesma solução de vinagre só que não poderão ser mais cromadas haja vista o estrago do ferrugem, a solução será a pintura em preto fosco da folha e dos raios. Os cubos estão em bom estado  e apenas uma boa limpeza vai solucionar o problema.  



Motor limpo e pintado instalado no quadro.

Motor, quadro, paralamas e garfos recondicionados.

Motor, mesas superior e inferior e garfos em contraste com o preto.

Brilho de outrora sendo resgatado.

Eixo de força motriz pronto para receber o pinhão. 

Pedaleiras e alavanca de marcha instaladas.

Também iniciamos a montagem da parte dianteira da moto. Todas as peças foram limpas e pintadas, garfos totalmente recondicionados inclusive com troca do fluído (Motum 240 ml em cada garfo), cilindro mestre pintado e fluído de freio (Dot 4) substituído, mesa também pintada e guidom cromado.  Nesta montagem encontramos a primeira dificuldade, devido ao longo tempo de inatividade (8 anos) o fluido de freio transformou-se em uma graxa espessa causando o entupimento do flexível de freio, do pistão do cilindro mestre e na corrosão das borrachas da pinça de freio.  O resultado é que essas peças vão necessitar de um bom tempo para restauração e apenas depois serão montadas na moto.

Dianteira totalmente restaurada.

Na próxima semana iniciamos a restauração da parte traseira da mota e do tanque de combustível.

Um abraço para todos!!!!!

Um comentário:

  1. Olá, o eixo que fica o pinhao você adquiriu um novo?
    original ou outro modelo q coube

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