Chegou a hora do motor!!!
Enquanto as peças aguardam tratamento de ferrugem e pintura o motor será limpo e os eixos primário, secundário e todas as engrenagens do câmbio substituídas. Conjunto inteiro foi comprado por R$ 330,00 e montado seguindo as especificações do fabricante. Juntas e retentores também serão trocados, até agora só surpresas positivas! Correntes de comando, cilindros, camisas e pistões lindos e em prefeito estado de conservação, embreagem nova parecendo que foi trocada recentemente. Apenas os parafusos do motor estão todos com a cabeça espanada e deverão ser trocados.
Motor sendo desmontado. Perceba o desgaste do eixo primário. |
Encontramos um grande dificultador na desmontagem da embreagem e do magneto já que não possuímos as ferramentas necessárias para retirada dessas peças, tentamos improvisar e o resultado foi que destruímos a placa de pressão da embreagem e a mesma terá de ser recondicionada por um torneiro mecânico. Mesmo após 8 anos de inatividade o motor foi mantido imerso em óleo e suas peças internas permanecem em ótimo estado, inclusive a bomba de óleo e suas engrenagens plásticas. Abrimos o bloco do motor, substituímos os eixos por novos e aproveitamos para fazer uma boa lavagem.
Foram três semanas de trabalho apenas no motor mas, aparentemente, todos os problemas que encontramos foram superados e as peças danificadas trocadas.
Cilindros retirados. Virabrequim e camisas em ótimo estado. |
Estado do motor após retirada das tampas laterais e cilindros. |
O mesmo foi fechado, recebeu óleo e ficará na bancada por mais uma semana para verificar possíveis vazamentos, estando tudo correto será pintado com tinta apropriada para alta temperatura e montado na moto. Como não sabemos se haverá vazamentos optamos por colocar óleo mineral de baixo custo mantendo a densidade especificada pelo fabricante, estando tudo correto será trocado por um sintético de alta performance.
Embreagem desmontada. Bomba de óleo em perfeito estado. |
Infelizmente não possuímos estrutura para ligar o motor na bancada e testaremos apenas depois de instalado na moto.
Esperamos que tudo esteja correto e ele pegue de primeira!!!!
Até o próximo post e abraços a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário